08 maio 2007

COMEMORAÇÃO DO «DIA DA MÃE»











































Há datas cujos rituais de comemoração se tornam cansativos, enfadonhos e sem alma, acabando até, algumas, por caírem em desuso. O Dia da Mãe foge a este tipo de comemoração, pois tem sempre uma faceta de alegria, mesmo para os que já a perderam. Não há ninguém que tenha o mínimo sentimento humano que não conserva em si uma boa recordação da sua mãe. Aliás, foi para mostrar mais concretamente o afecto para com as mães que nasceu este Dia.

Cada país escolheu um domingo de sua conveniência, fixando-se, nos finais do séc. XX, no primeiro domingo de Maio, a nível mundial.Em Portugal, durante muitos anos o Dia da Mãe realizou-se no dia 8 de Dezembro, festa da Imaculada Conceição, padroeira do País, associando a data à Mãe de Cristo.

Actualmente, comemora-se, como na maior parte dos países do mundo, no 1º. Domingo de Maio de cada ano. É uma data com muito significado nas nossas vidas, sobretudo nas vidas das crianças.

Com um número significativo de crianças que frequentam as valências deste Centro Social, cerca de 200, é de todo relevante a comemoração deste dia.

E porque importa dar ao Dia da Mãe um tom de celebração familiar, não podíamos deixar de realizar uma festa conjunta com todas as mães que mostraram disponibilidade para colaborar e participar. Trata-se de viver sentimentos íntimos que devem ser respeitados e não podem nem devem ser equiparados a operações de “marketing”. Só a palavra “mãe” evoca para o ser humano uma realidade pessoal e única. Falar da mãe leva-nos a concretizar uma doação total e uma preocupação sem medida. E um amor impossível de traduzir por palavras humanas. Para os filhos, honrar a mãe é um título de honra e de glória. E um dever a quem lhes deu a vida. Quando a perdemos, vai-se um pouco de cada um de nós.

Assim, este ano, tentou-se organizar um encontro com mães das crianças que frequentam as nossas valências, com um programa recreativo, onde a intenção principal era a participação, o convívio e a confraternização entre todos, sobretudo, com a presença da família.

Do programa constava uma aula de aeróbica e algumas surpresas que consistiam na participação das mães em alguns jogos tradicionais (corrida de saco, dança da laranja, transporte de um ovo numa colher, entre outros).

Como expressam as fotos, houve uma participação muito activa e o número de mães que aderiu a esta comemoração superou as nossas expectativas iniciais. Para além do convívio, da salutar competição, da camaradagem e do bom relacionamento entre as mães participantes, todas elas fizeram questão de brindar os presentes com um sorriso contagiante, na altura em que foram entregues pelos respectivos filhos os diplomas de participação.

A “festa” realizou-se no pavilhão gimnodesportivo da Raiva, no passado sábado, dia 5 de Maio de 2007. Para além da participação nas actividades recreativas houve, como habitualmente, um lanche no final onde todos puderam apreciar os petiscos confeccionados pelas nossas funcionárias da cozinha. Pelo que constou, o repasto estava muito agradável… e assim, a festa (comemoração), terminou em beleza.

Machado Alves

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial