10 janeiro 2008

DIA DE REIS

Os Reis Magos são personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém.

Diz a tradição que foi no dia 6 de Janeiro que os Reis Magos viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro de Jesus que havia nascido há pouco. Segundo a Bíblia, tendo Jesus nascido em Belém, no tempo do Rei Herodes, os Magos do Oriente chegaram a Jerusalém perguntando: "Onde está o Rei dos Judeus, recém-nascido? Vimos sua estrela e viemos adorá-lo".
Com a intenção de oferecer presentes a uma criança que nascera há poucos dias num estábulo – o menino Jesus, surge então essa história antiga que é encontrada na Bíblia e vem sendo “revivida” de geração em geração.

Nos dias de hoje esse acontecimento ainda é relembrado a cada dia seis de Janeiro, quando se comemora efectivamente o Dia de Reis.

As apresentações e as visitas prendem a atenção de todos, crianças e adultos. E no Centro Social tornou-se um hábito a celebração deste dia. As crianças de todas as valências, devidamente “adornadas” com as coroas de rei, acompanhadas pelas educadoras e auxiliares, visitam todas as dependências desta Instituição, cantando e contagiando todos com a alegria que irradiam. E o pessoal da secretaria da Instituição, num gesto de agradecimento e recompensa pela visita, distribuiu algumas gluseimas aos visitantes (crianças e adultos)...

E numa perspectiva de estimular a promoção de parceria, colaboração, convívio e desenvolvimento de projectos temáticos e educativos entre Instituições, juntaram-se a esta comemoração, os alunos da EB1 e Pré-escola de Oliveira do Arda que, acompanhados pelos respectivos professores, educadores e auxiliares, visitaram as instalações desta Instituição onde, em conjunto com as nossas crianças, festejaram e comemoraram também este Dia de Reis, entoando e cantando os habituais cânticos alusivos à quadra festiva que agora termina.

A celebração do Dia de Reis simboliza precisamente isso. O fim da quadra Natalícia. É altura de desfazer o presépio, trocam-se ainda alguns presentes e come-se o Bolo-rei.

E como não podia deixar de ser, deve ficar registado também a habitual visita à valência do Lar de Idosos desta Instituição. De realçar, uma vez mais, o sentimento e a emoção com que os idosos acolhem estas crianças que, com tanto carinho, trocam “mimos” cada vez que por ali se cruzam. Assim sendo, a alegria, o carinho pelos utentes mais idosos, a boa disposição, o convívio e até a diversão, foram os ingredientes que contribuíram para mais uma comemoração de uma das actividades do projecto educativo desta Instituição – “O DIA DE REIS”.
Machdo Alves

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial