VISITA DAS CRIANÇAS DO CATL AO CEA - ÁGUAS DOURO PAIVA
Dando seguimento ao Plano de Actividades programadas para o CATL deste Centro Social, foram sendo desenvolvidas ao longo do ano algumas saídas para o “exterior”, em função das possibilidades da Instituição, e com o objectivo de dar a conhecer uma série de locais do nosso meio.
Achou a equipa Técnica da área da infância que a descoberta e conhecimento do meio físico e ambiental onde as crianças estão inseridas, devia ser uma preocupação da Instituição e, através deste propósito, pudesse contribuir, também, para proporcionar dias diferentes a todas as crianças, através do contacto directo com o meio ambiente (animais, árvores, rios, etc.).
As idas aos diversos parques, onde puderem praticar jogos em pequenos grupos e desfrutar de ar puro e almoço ou lanche no exterior, em jeito de "piquenic", foram sempre do agrado de todas as crianças, ajudantes e educadoras.
Assim, como a visita ao Centro de Educação Ambiental Águas Douro e Paiva (CEA) para as crianças beneficiárias de RSI tinha resultado numa experiência muito positiva, a Instituição decidiu proporcionar também às crianças do CATL deste Centro Social uma ida a este equipamento (CEA).
Na impossibilidade de deslocarmos nas nossas viaturas a totalidade das crianças que frequentam o nosso CATL contamos, também, com a colaboração da Câmara Municipal de Castelo de Paiva que cedeu o seu miniautocarro. Logo pela manhã, saíram em direcção ao CEA em Lever – Vila Nova de Gaia. Os olhos destas crianças brilharam quando iniciaram mais uma viagem para uma actividade no exterior.
Esta actividade tinha, a exemplo da anterior, o objectivo de proporcionar também um dia diferente às crianças do CATL. Entendeu a equipa Técnica da área da infância que a visita a estas instalações se enquadrava no projecto e planificação do Plano de Actividades do CATL, e através dos jogos e passatempos aí desenvolvidos, iria permitir às crianças da Instituição tomarem consciência para a protecção e defesa do meio ambiente, adquirir conhecimentos sobre as técnicas e gestão dos recursos hídricos e adoptar comportamentos sobre a melhor gestão do consumo de água.
Depois da visita deslocaram-se ao parque da “Lavandeira”, em Vila Nova de Gaia, para desfrutarem de mais um espaço verde, de diversão e recuperar forças com o “farnel” fornecido pela Instituição.
Foi, como todas as outras, mais uma actividade bem sucedida, atingindo assim os objectivos principais, que eram, através da observação e dos jogos, descobrir, pesquisar e observar o meio físico e social destes espaços e a suas realidades envolventes.
Machado Alves
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial