03 março 2008

CONVÍVIOS INTERGERACIONAIS

Um dos objectivos e propósitos previstos no Plano de Acção da Instituição e no plano de actividades da valência de LAR, é a promoção e instituição de actividades, encontros e/ou convívios intergereacionais entre os utentes das diversas valências da Instituição, podendo este tipo de convívio, numa forma mais abrangente, estender-se também a entidades exteriores,

Neste contexto, no passado dia 26 de Fevereiro de 2008, os Idosos do Lar do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, fizeram uma visita ao Jardim-de-infância público de Oliveira do Arda. As crianças daquele estabelecimento de ensino, prepararam uma dança regional – Água leva o regador” - e, vestidos com trajes regionais e folclóricos, fizeram a apresentação e demonstração desta dança do folclore tradicional português.

Para além da dança, cantaram ainda uma música - “Canção das Mãos” - para todos os idosos que os visitaram.

Durante a semana, os idosos andaram muito atarefados e empenhados com a elaboração de um livro para oferecer aquando da visita, para além de prepararem e ensaiarem, ainda, uma cantiga do cancioneiro tradicional português - “Milho Verde” -, que fizerem questão de cantar no “encontro”.

No final, como habitual, um lanche oferecido pelas crianças daquele Jardim-de-infância.

No dia seguinte, 27 de Fevereiro, e ainda no âmbito desta actividade, foi a vez das crianças da sala 5, da valência do Pré-escolar da Instituição, efectuarem uma visita ao Lar deste Centro Social. As crianças levaram para cada idoso, uma flor feita em cartolina e que desenvolveram nas suas actividades lúdicas.

A educadora da sala, Cláudia Gonçalves, recitou um poema – “Mensagem à Terceira Idade” – e os idosos responderam com uma cantiga para os meninos - “A saia da minha velhinha”, para além de lhes oferecerem um desenho feitos pelos próprios.

Durante a visita, e aproveitando a presença das crianças, festejou-se o aniversário do Sr. Américo, idoso residente no nosso Lar. Todos lhe cantaram os parabéns e para terminar, o habitual lanche convívio, desta vez oferecido e confeccionado pelas crianças, auxiliar e educadora da sala 5.

Este intercâmbio de gerações, cujo objectivo é promover a criatividade e convívio entre os participantes, onde se partilham vivências e experiências acumuladas, e que funcionam como um pólo dinamizador de múltiplas actividades lúdicas, formativas e culturais, pretende, também, eliminar os estereótipos e alguns preconceitos que ainda existem.

Assim, é intenção deste Centro Social manter e dinamizar ainda mais este tipo de “festas”, ou encontros, entre os mais novos e os mais idosos desta Instituição, alargando o seu âmbito, como disse, também a parceiros externos.
Machado Alves

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial