DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Dia 8 de Março, dia da Mulher. Um dia em que se distribuem flores pelas mulheres e elas adoram o gesto. Mas que história celebra este dia? E porque o 8 de Março?
O Dia Internacional da Mulher é comemorado desde 1909, mas só foi tornado oficial pelas Nações Unidas muitos anos mais tarde, em 1975. Em 1979 foi aprovada a Convenção para se eliminar todas as práticas de discriminação que podiam existir contra as mulheres.
Aqui se lembra um pouco da história…
“A origem do Dia da Mulher remonta ao ano de 1857, quando um conjunto de operárias revoltadas com as condições precárias de trabalho e os baixos salários, se unem para protestar decidindo fazer greve nas instalações da fábrica. Durante a greve, a fábrica sofreu um incêndio provocando a morte a 130 funcionárias.
Em 1903, nos Estados Unidos nasce a associação “Women’s Trade Union League”, com a fim de ajudar as trabalhadoras e reivindicar condições de trabalho mais favoráveis e em 1908 com o slogan “Pão e Rosas”, 14 mil mulheres caminharam nas avenidas de Nova Iorque, exigindo melhores condições laborais, tal como o direito ao voto.
Um ano mais tarde, o partido socialista norte-americano estabelece o último domingo de Fevereiro, como Dia da Mulher mas é em 1913, num congresso socialista, que a alemã Clara Zetkin apontou o dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher.
Ano após ano, esta data ficou marcada, sendo lembrado um pouco por todo o mundo pela luta feminina da igualdade de direitos. E o mês de Março ficou também conhecido por dar lugar a uma serie de greves e manifestações de mulheres.”
Para mim, como para todos os homens, este dia deve ser um tributo bonito para as mães e para todas as mulheres ao redor do mundo!
No Centro Social as crianças do Pré-escolar distribuíram uma flor pelas mulheres da Instituição, num gesto simbólico da comemoração deste dia.
Machado Alves
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial