NUTRICIONISMO
Tem por objecto de estudo os alimentos e nutrientes e suas interacções entre si, com outras substâncias não alimentares (como por exemplo, medicamentos) e com o organismo humano e todas as suas possíveis implicações orgânicas e psíquicas.
E quando muito se fala dos males que podem advir do abuso de dietas, ou dos maus hábitos alimentares, esta Instituição, que dispõe de 2 cozinhas e confecciona cerca de 400 refeições diárias para idosos e crianças, há mais de dois nos que vem contando com a colaboração de um Técnico de Nutrição.
Por norma, o Nutricionista executa trabalhos de prevenção e tratamento de doenças através de estratégias de promoção de saúde e acções de protecção específicas dirigidas a indivíduos e/ou grupos, actuando em diversos campos: restaurantes, hospitais, consultórios, centros e postos de saúde, consultorias, atendimento domiciliário, indústrias de alimentos, vigilância sanitária de alimentos, programas de saúde pública da área de alimentos, entre outros.
No caso desta Instituição, tendo em conta que as refeições se destinam a utentes em faixas etárias mais sensíveis e frágeis, a atenção na elaboração das ementas para idosos, doentes e crianças em tenra idade, é redobrada e mais cuidadosa. Os critérios a utilizar na elaboração das ementas são diversificados em função dos destinatários.
Para alem da responsabilidade da elaboração das ementas, da orientação e fiscalização da confecção das refeições, a aposta na colaboração do Nutricionista incide, também, na vertente da formação, sobretudo do pessoal afecto à cozinha e refeitórios (confeccionadores e manipuladores) e na sensibilização do público alvo (idosos e crianças).
A primeira etapa foi a elaboração do diagnóstico dos hábitos alimentares das crianças. De seguida avançamos para a abordagem junto das crianças em idade escolar, nas várias escolas e jardins-de-infância da região. Aí distribuímos panfletos de sensibilização para os pais e/ou encarregados de educação e, progressivamente, através de diversos jogos pedagógicos, temos sensibilizado também as crianças para criar e desenvolver hábitos alimentares saudáveis.
Temos plena consciência que o trabalho que vimos desenvolvendo dará frutos ou, pelo menos, contribuirá para uma melhor e mais saudável forma de estar na vida. Se assim for, parte do nosso propósito e objecto estatutário está conseguido.