22 novembro 2007

NUTRICIONISMO

Nutricionismo é a ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios ligados à alimentação e à nutrição humana bem como visa, também, a manutenção de uma saúde óptima através de uma alimentação completa e adequada.

Tem por objecto de estudo os alimentos e nutrientes e suas interacções entre si, com outras substâncias não alimentares (como por exemplo, medicamentos) e com o organismo humano e todas as suas possíveis implicações orgânicas e psíquicas.

E quando muito se fala dos males que podem advir do abuso de dietas, ou dos maus hábitos alimentares, esta Instituição, que dispõe de 2 cozinhas e confecciona cerca de 400 refeições diárias para idosos e crianças, há mais de dois nos que vem contando com a colaboração de um Técnico de Nutrição.

Por norma, o Nutricionista executa trabalhos de prevenção e tratamento de doenças através de estratégias de promoção de saúde e acções de protecção específicas dirigidas a indivíduos e/ou grupos, actuando em diversos campos: restaurantes, hospitais, consultórios, centros e postos de saúde, consultorias, atendimento domiciliário, indústrias de alimentos, vigilância sanitária de alimentos, programas de saúde pública da área de alimentos, entre outros.

No caso desta Instituição, tendo em conta que as refeições se destinam a utentes em faixas etárias mais sensíveis e frágeis, a atenção na elaboração das ementas para idosos, doentes e crianças em tenra idade, é redobrada e mais cuidadosa. Os critérios a utilizar na elaboração das ementas são diversificados em função dos destinatários.

Para alem da responsabilidade da elaboração das ementas, da orientação e fiscalização da confecção das refeições, a aposta na colaboração do Nutricionista incide, também, na vertente da formação, sobretudo do pessoal afecto à cozinha e refeitórios (confeccionadores e manipuladores) e na sensibilização do público alvo (idosos e crianças).
Paralelamente, temos desenvolvido um trabalho na área da educação, que incide, sobretudo, na deslocação da nossa equipa multidiscipninar (nutricionista, psicologas e educadoras) aos vários estabelecimento de ensino da região.

A primeira etapa foi a elaboração do diagnóstico dos hábitos alimentares das crianças. De seguida avançamos para a abordagem junto das crianças em idade escolar, nas várias escolas e jardins-de-infância da região. Aí distribuímos panfletos de sensibilização para os pais e/ou encarregados de educação e, progressivamente, através de diversos jogos pedagógicos, temos sensibilizado também as crianças para criar e desenvolver hábitos alimentares saudáveis.

Temos plena consciência que o trabalho que vimos desenvolvendo dará frutos ou, pelo menos, contribuirá para uma melhor e mais saudável forma de estar na vida. Se assim for, parte do nosso propósito e objecto estatutário está conseguido.
Machado Alves

16 novembro 2007

Actividades - "NATAÇÃO"

Hoje, dia 15 de Novembro de 2007, foi o primeiro dia de natação para muitas crianças da valência do Pré-escolar desta Instituição. Estavam todos super empolgados e motivados para esta actividade. Contrariamente ao que se esperava, poucos estranharam a água e ninguém chorou. Pareciam até muito familiarizados com ela. Tranquilos e atentos às orientações da professora Madalena, pareciam “peixinhos” dentro de água.

Começaram por bater os pezinhos na água e, devidamente equipados e auxiliados por material flutuante, iam entrando lentamente na água ajudados pela professora e auxiliares.

A piscina e o ambiente são aquecidos, ninguém sentiu frio. A professora Madalena é super gentil, atenciosa e “bacana”. Como já se conhecem das aulas de ginástica, criaram já uma grande empatia e muitos até já “abusam” dela.

Todas as crianças pareceram adorar a piscina e muitos, apesar de “pequenitos”, parecem mesmo peixinhos. Criança e piscina são uma combinação perfeita e esta é uma das actividades que, habitualmente, oferecemos às nossas crianças.

Haja fôlego para aguentar o pique destes “diabinhos”. Aprender a nadar é muito bom para ajudar a prevenir acidentes em piscinas e no mar, para além do exercício que fazem. Mas nada é melhor que ter 20 olhos e 40 mãos para ajudá-los, coisa que todos nós temos de ter …
E este foi, apenas, o primeiro dia da natação 2007/2008.

Machado Alves

14 novembro 2007

"O MAGUSTO" - Dia de S. Martinho

Com a chegada do Outono, começa a pairar no ar o cheiro a castanha assada, mas é em Novembro, no dia 11, dia de S. Martinho, que se festeja o "MAGUSTO" e se faz jus à tradição de comer castanha assada acompanhada de água-pé, vinho novo e jeropiga (embora a “pequenada”, e também os idosos, comam a castanha e bebam sumo, que faz muito melhor!!!).

No dia 12 de Novembro, porque o dia 11 foi Domingo, logo pela manhã, e porque de manhã começa o dia, fez-se um magusto que foi uma classe...

As crianças, os idosos e funcionários que frequentam as várias valências deste Centro Social, reuniram-se no polidesportivo, juntaram a “caruma” e fizeram uma valente fogueira onde se iriam assar as castanhas que mais tarde serviram de “gluseima” (e que boas estavam!!!).

É uma oportunidade para estarmos todos juntos (crianças, idosos e funcionários) e comemorarmos, assim, o dia de S. Martinho. Para além do MAGUSTO e da castanha assada, realizaram-se alguns jogos tradicionais (tracção à corda, corrida do ovo, dos sacos, entre outros) onde, idosos e pequenos participaram com elevado entusiasmo e animação.

E esta foi, apenas, mais uma das muitas actividades que temos previsto para o ano lectivo de 2007/2008. Outras se aguardam para breve.

E porque o Natal se aproxima, já se trabalha com muito entusiasmo para essa quadra, onde para além das crianças e idosos utentes, habitualmente se costumam associar, também, a esta actividade (Festa de Natal), todos os familiares e várias Entidades.

Até lá… continuamos a “laborar”…
Machado Alves

13 novembro 2007

DIA DAS BRUXAS

Parecia uma festa normal, a não ser, é claro, as fantasias que algumas auxiliares exibiam para, em tom de brincadeira, animar as crianças. Os vestidos de bruxa, as caveiras, as fantasias feitas com abóboras formaram aquela que se pode chamar a “festa de halloween” deste Centro Social.

A palavra Halloween tem origem na religião católica. É uma contracção da expressão "Ali Halliows Eve", no inglês actual, "All Hallows Eve", que significa "Véspera do Dia de Todos os Santos". No aspecto religioso, essa ocasião é conhecida como a vigília da Festa de Todos os Santos, dia 1º de Novembro. É comemorado na noite de 31 de Outubro, que são geralmente celebradas com festas a fantasia, fogueiras e com crianças fantasiadas de monstros, fantasmas, bruxas, etc., saindo de casa em casa pedindo doces (brincadeira de "travessuras ou doces").

Na Instituição, por força das circunstâncias, dado tratar-se de crianças em tenra idade, comemora-se, habitualmente, no dia 31 de Outubro, mas durante o dia, enquanto elas aqui permanecem.

A “pequenada” fica maravilhada com os adereços, divertem-se, foliam, enfim, é a forma deles festejar este dia.

Machado Alves

ACTIVIDADE DA REDE SOCIAL

Inserido numa actividade desenvolvida pelos parceiros da Rede Social de Castelo de Paiva, sobre o tema “(Re)encontros…”, o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão participou, no passado dia 20 de Outubro de 2007, com os seus utentes seniores (Lar de Idosos) e com as suas crianças (Pré-escolar e ATL).

As actividades organizadas por este Centro Social consistiam:
  • Torneio de BÓCCIA SÉNIOR para todos os Idosos das Instituições participantes;










  • Mural de pintura para todas as crianças.









    Numa tarde solarenga de Outono, compareceram muitos participantes seniores e crianças. O evento contou com uma considerável adesão de visitantes, com os representantes das autarquias, Instituições, e Organizações que fazem parte da Rede Social.


Contou-se, ainda, com a participação e animação musical do grupo popular da Raiva - "Os amigos da Portela" que, habitalmente, transmite alegria e boa disposição, conforme se constacta no "baile" participado por quase todos os idosos e visitantes.

A actividade terminou com um evento gastronómico “Punheta de Bacalhau” que, fez a delícia de todos.

Machado Alves