DIA DAS BRUXAS
No dia 31 de Outubro, comemorou-se o dia das Bruxas ou do Halloween. Pelas salas das várias valências do Centro Social, passearam alguns funcionários e crianças, fantasiados a rigor para esta “comemoração”. Parecia um dia de festa normal, a não ser, é claro, pelas fantasias próprias deste dia.
Mas, vamos ao que realmente é motivo dessa “comemoração”. Como disse, alguns funcionários e crianças, vestidos de bruxas, de caveiras, fantasias de abóbora e outras, caracterizando a “indumentária” própria para esta “diversão” ou festa, expressaram de uma forma mais ou menos perfeita a comemoração do dia da bruxas ou halloween. No fundo todos, todos sem excepção se divertiam, afinal era dia de “festa”, não é verdade?
E “festa” é connosco mesmo!!! A provar estão as múltiplas actividades desenvolvidas durante o ano, os passeios, os jantares convívios, enfim, motivo não falta para que haja animação e diversão.
Como vem sendo hábito, e aliás como está, também, previsto no “Projecto Educativo” para o Ano Lectivo de 2008/2009, o «dia das bruxas» é apenas uma das muitas actividades que nos propusemos desenvolver.
Assim, com a finalidade de manter viva uma tradição enraizada na cultura portuguesa, através do culto dos mortos, mas que nos últimos anos apenas foi acrescentado o uso de disfarces e a exibição de figuras vampíricas, foi esta a forma, conforme provam as fotos, de vivermos e comemorarmos aquilo que representa a morte no dia-a-dia, de apaziguá-la ou apaziguar os medos que lhe estão associados, se bem que, no nosso caso, tratando-se de crianças, esta actividade expressa apenas as fantasias próprias “impostas” pelo mercado para a comemoração deste dia.
Machado Alves
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial