IDOSO / FAMÍLIA / INSTITUIÇÃO
Gostaria de partilhar este tema com os leitores do nosso blog, colher as vossas opiniões que, para nós que trabalhamos com crianças e terceira idade, serão de grande importância.
Sou Directora Técnica do Centro Social, mas antes de trabalhar neste Centro, sempre que se falava de idosos, pensei que a família os acolheria no seu seio, em momentos difíceis, rodeando-os de amor e carinho, criando um ambiente de grande afectividade à sua volta.
Contudo o que me fui apercebendo é que a realidade é bem diferente, dado que os elementos da família nem todos, nem sempre são solidários com a pessoa idosa, havendo famílias que apresentam muitas limitações a nível social, a nível financeiro e ainda a nível da habitação.
Só por volta dos anos noventa é que o Estado se vira para a população considerada mais desfavorecida. Só por volta desta data aparecem alguns estudos sobre a pessoa idosa, a família, a rede de cuidadores (in) formais e o modo como chegar a esses apoios.
Aqui, outra questão se nos coloca…Será que o idoso habituado à sua casa, ao seu “canto” vai aceitar a institucionalização? Qual o familiar que vai passar essa informação? Quando?
Ao consultar a rede de cuidadores (in) formais existentes na freguesia, com o apoio da Instituição, podemos chegar à conclusão de que não é necessário que aquele idoso vá para a Instituição, mas que com a ajuda adequada ao seu problema poderá ficar em sua casa, aumentando assim a sua auto-estima e dando-lhe outro motivo para sorrir.
No grupo de cuidadores (in) formais poderemos contar com família, com vizinhos, com voluntários, alguém responsável que mantenha o contacto Idoso – Família – Instituição.
Após esta breve abordagem, fico a aguardar os vossos comentários (podem fazê-lo para: cscmpejao@mail.telepac.pt ou deixa-lo aqui no blog). Deve o idoso ser institucionalizado ou devemos apoiar a família e este permanecer em sua casa?
CSCMP, Dezembro, 2008
Susete Pereira
Leitura:
"O Lugar do Idoso na Família: contextos e Trajectórias", de Luisa Maria Gaspar Pimentel
Editora Quarteto
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial