09 dezembro 2008

DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA

Comemora-se no dia 1 de Junho o Dia Mundial da Criança. É um dia muito especial, que exige de todos nós uma reflexão profunda, com o objectivo de se encontrarem soluções para os problemas que surgem cada vez mais e com maior intensidade sobre os cuidados a ter na protecção à criança. É preciso pôr mãos à obra! A criança é um bem precioso, e temos o dever de sabermos estimar este bem, para que o seu futuro seja o espelho da nossa acção no presente, enquanto Educadores e responsáveis.
Os direitos da criança são muitas vezes ignorados ou esquecidos duma forma inconsciente, que poderá dar azo a situações por vezes caóticas no seu desenvolvimento e personalidade.

Também costumamos festejar este dia na Instituição, com actividades infantis, ou com a presença de grupos que animam e tornam colorido este dia.
Este ano, no dia 2 de Junho, em colaboração com a equipa cinotécnica da GNR – Guarda Nacional Republicana, uma vez que o projecto educativo tinha como temática a Prevenção e Segurança Rodoviária, e depois das acções de sensibilização sobre este tema que foram desenvolvidas também pela Equipa “Escola Segura” do comando territorial da GNR de Oliveira de Azeméis, fizemos deslocar as crianças da Instituição ao complexo Desportivo do Oliveirense Futebol Clube, gentilmente cedido para esta actividade.
A presença de cães de raças diferentes e treinados pelos elementos desta equipa da GNR, as suas “habilidades” e características diferentes em função da orientação para que são treinados, foram bem expressas na demonstração efectuada para todas as crianças no campo de jogos do Oliveirense.
Para além desta Equipa e dos cães, tivemos também demonstração de alguns cavalos, treinados pela GNR, e que fizeram a delícia da “pequenada” ali presente. Depois de várias “habilidades” demonstradas pelos cavalos e seus tratadores, as crianças tiveram ainda a oportunidade de dar uma pequena volta sentadas nos cavalos.
Foi um dia feliz para as crianças, um dia de festa e que, certamente, vai ficar na memória de muitos, perpetuado pelas fotos que foram tiradas durante esta actividade.
Machado Alves

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial