MISSÃO:
"Apoiar e Educar o cidadão de todas as faixas etárias, de forma a promover o seu desenvolvimento pleno e a sua integração social, com rigor, qualidade e solidariedade".
23 junho 2010
MARCHAS SANJOANINAS
Anualmente, o São João é celebrado no Centro Social do Couto Mineiro do Pejão com marchas, muita luz, alegria, trajes populares e as cores típicas desta quadra.
Este ano as marchas voltaram a desfilar pelas ruas do lugar de Oliveira do Arda, sendo que a apoteose da festa decorreu no largo da Instituição, onde os marchantes (crianças, auxiliares e educadoras) exibiram as suas coreografias, perante o olhar curioso e, simultaneamente, entusiasmado de muitos familiares que, habitualmente, fazem questão de presenciar esta actividade.
As crianças e adultos trajaram a rigor e mostraram que, com trabalho e persistência, é possível ombrear com muito do que de melhor se pode ver nesta quadra.
Apesar da carestia da vida, dos contratempos e das contrariedades diárias de “quem tem que ganhar o pão de cada dia com o suor do seu rosto”, há também que foliar porque, como muito bem diz a sabedoria popular, “tristezas não pagam dívidas”… E foi a isso que se pôde assistir neste dia de "Marchas Sanjoaninas”, uma das muitas actividades previstas no Plano da Instituição.
XV MOSTRA DE TRABALHOS DOS IDOSOS DO VALE DO SOUSA
O Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, a exemplo de anos anteriores, participou na “XV Mostra de Trabalhos dos Idosos do Vale do Sousa”, que decorreu no passado fim-de-semana (18, 19 e 20 de Junho), em Rebordosa – Paredes.
Sob o lema “Não tenho anos, tenho vida…”, a Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa organizou, uma vez mais, este evento que contou com a participação de cerca de quarenta organizações.
Do vasto programa destacaram-se: “Merenguitas” com espectáculo de dança de salão; Grupo de teatro “Tru-peça”; Banda Musical “Pólen” (Hélder Reis da Praça D’Alegria); Conjunto “Solar do Cabo”, entre outros.
Sendo esta uma actividade voltada particularmente para a Terceira Idade, O Centro Social do Couto Mineiro do Pejão fez-se representar com a presença dos Técnicos, auxiliares e idosos do Lar desta Instituição.
Com o objectivo de aumentar a possibilidadede inclusão dos idosos que frequentam as respostas sociais desta Instituição, sendo através da participação em prática desportiva ou em manifestações de arte e cultura, o Centro Social tenta proporcionar o bem-estar físico, mental e social de todos, através da participação dinâmica e activa dos idosos nas actividades que se realizam na Instituição, ou naquelas que são realizadas por Instituições parceiras e em que somos convidados.
Como habitualmente, todos se sentiram satisfeitos com esta actividade que, de certa forma foi, a exemplo de tantas outras, marcante para a maioria deles, uma vez que todos expressam a vontade em novas iniciativas e actividades programadas a curto prazo.