30 novembro 2009

Acções de (in)formação sobre "Gripe A" (H1N1) para funcionários, pais e encarregados de educação


Depois de elaborado e aprovado o «Plano de Contingência para a Gripe “A” (H1N1)» a vigorar nesta Instituição desde o inicio do ano lectivo de 2009/2010, com o aproximar da época de maior probabilidade de contágio da Gripe, que se avizinhava, o Centro Social promoveu, nos passados meses de Setembro e Outubro um conjunto de acções de (in)formação sobre gripe A.
Os primeiros a receber (in)formação foram os funcionários da Instituição, começando pelos que trabalham na área das crianças, respostas sociais de Creche, Pré-escolar e CATL. Seguiram-se os que trabalham na terceira idade, serviço de Lar e Serviço de Apoio Domiciliário.
Promoveram-se, ainda, mais duas sessões, uma para os pais das crianças da Creche e uma outra para os pais e encarregados de educação do Pré-escolar.
As sessões – em articulação com o departamento clínico da Instituição – dirigiram-se aos coordenadores, educadores, auxiliares e pessoal não docente das várias respostas, bem como aos pais das crianças que frequentam este Centro Social.
A Instituição considerou «fundamental sensibilizar e consciencializar funcionários, pais e crianças que frequentam este Centro Social para a possível pandemia de Gripe A (H1N1)».
As sessões informativas/formativas, cuja participação foi muito concorrida, consistiu na abordagem das formas de transmissão, sinais e sintomas da doença, bem como na necessidade de reforçar o plano de higienização de todas as edificações, designadamente a limpeza de casas de banho, corrimões, maçanetas e superfícies de contacto.



Constaram igualmente, algumas orientações para impedir a contaminação, como por exemplo a utilização de um lenço de papel para cobrir a boca em caso de espirro ou tosse, bem como evitar aglomeração de pessoas. 
Orientadas pelo médico da Instituição – Dr. Lopes de Almeida – as sessões tinham como objectivo dotar os participantes de informações que contribuam para o combate à pandemia, bem como estabelecer uma colaboração directa com as autoridades sanitárias, colocando em prática o estipulado no referido “Plano de Contingência” da Instituição.
 Machado Alves

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Os meus parabens a todos os que trabalham e se empenham pelo bom funcionamento desta IPSS de referencia no Concelho e a nivel regional!

Prabéns!

04 dezembro, 2009  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial