11 novembro 2009

COMEMORAÇÃO DO DIA DE "S. MARTINHO"

A fazer lembrar a tradição, as crianças, idosos e funcionários do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão desenvolveram, hoje, dia 11 de Novembro de 2009, actividades que tiveram como objectivo recordar e comemorar o “Dia de São Martinho”.

Iniciaram-se as actividades com um grande magusto onde se assaram as castanhas como manda a tradição: uma camada de caruma por cima, outra por baixo e as castanhas no meio, com as crianças e os idosos à espera delas como diz o pregão, "quentinhas e boas".

Todas as actividades decorreram nas instalações desportivas da Instituição. De referir que esta actividade da responsabilidade da equipa educativa, reúne as crianças das respostas sociais de creche e pré-escolar, bem como os idosos residentes desta Instituição.

Foi uma manhã de são convívio, onde as formandas do curso EFA – Agente em Acção Educativa” a funcionar nas nossas instalações tiveram, também, uma participação muito activa, como aliás vem sendo hábito em todas as actividades desenvolvidas neste Centro Social.

Sendo uma actividade, como disse, inserida no âmbito do “Plano de Actividades” desta Instituição, tem como principais objectivos: Comemorar o dia de S. Martinho; Dinamizar toda a comunidade institucional (crianças, idosos e funcionários); promover o convívio, a confraternização, a motivação e dinamização dos laços de amizades entre crianças, idosos e funcionários.


Para além do magusto, promoveram-se também passatempos, jogos tradicionais para as crianças, idosos, funcionários e formandos.

Praticados por todas as idades, dado conterem situações muito diferenciadas, utilizaram-se, essencialmente, materiais fáceis de encontrar ou de construir. Para as crianças são importantes, na medida em que solicitam diferentes capacidades e estimulam a sua imaginação ao permitirem várias adaptações. São também jogos que muitas vezes as crianças, depois de os aprenderem, jogam espontaneamente. Além disso, é fundamental que elas os conheçam, pois fazem parte da nossa cultura e seria uma pena que se perdessem.


Para o idoso, é o recordar os tempos de infância.


Embora diga o ditado “No dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho”, por motivos óbvios, essa tradição não se colocou em prática na Instituição.


E foi assim… a comemoração do dia de “S. Martinho” no Centro Social do Couto Mineiro do Pejão.

Machado Alves

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial