APOSTA NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS
Reconhecendo que a maior parte dos problemas operacionais das organizações é causado por falhas nos seus Sistemas de Informação e Comunicação, a REAPN – "Rede Euopeia Anti-Pobreza" e a Universidade do Minho uniram-se e formularam um Projecto, denominado “Projecto SIQ – Sistemas Informação e de Comunicação com Qualidade.
Com o objectivo de melhorar a gestão estratégica e gestão operacional da Informação e Comunicação do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, a Instituição efectuou uma candidatura ao referido Projecto, sendo aceite pelas organizações responsáveis.
Durante cerca de 6 meses decorreu no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Braga, a formação–acção padronizada. Tendo sido eu a pessoa indicada pela Direcção para frequentar a acção de formação em Braga, durante este tempo frequentei todas as sessões, recolhendo informações e competências no âmbito do Projecto.
Paralelamente constitui-se uma equipa interna de Técnicos e funcionários, denominada EDO – Equipa de Desenvolvimento Organizacional, com o propósito de elaborar um diagnóstico da situação do Sistema de Informação e Comunicação da Instituição.
Apoiados por uma Consultora (Dr.ª. Raquel Araújo) nomeada pela REAPN no âmbito do Projecto SIQ, e depois de detectados os problemas, as inconformidades, as dificuldades, as causas e a relação entre as causas que contribuíam para uma taxa de produtividade abaixo do pretendido, elaborou-se um Plano de Desenvolvimento Organizacional, com o propósito de dar respostas aos problemas detectados no diagnóstico. Planificaram-se algumas intervenções imediatas, com objectivos, indicadores, metas e estratégias bem definidos, bem como a execução de um plano de formação.
A Instituição encontra-se, no momento, na 2ª. fase de Consultoria com o Apoio da Consultora, em formação interna para quadros e profissionais, e está previsto, até ao final do corrente ano, dar por concluído todo o processo de intervenção na área da Qualidade, ao nível dos Sistemas de Informação e Comunicação.
Para cumprimento do estipulado nos Manuais da Qualidade das Respostas Sociais por orientação da Segurança Social, o próximo passo da Instituição é a aposta na Qualidade dos serviços prestados em todas as respostas sociais do Centro Social.
Depois de implementada a Missão, materializada a Visão e os Valores do Centro Social, formular as políticas de estratégia, da qualidade e da ética são, para já, a preocupação maior desta Instituição.
VISÃO
Consolidar a intervenção da Instituição nos domínios do apoio social, educação e saúde curativa, com padrões de qualidade através da inovação das práticas, optimizando os seus recursos materiais e humanos.
MISSÃO
Apoiar e educar o cidadão de todas as faixas etárias, de forma a promover o seu desenvolvimento pleno e a sua integração social com rigor, qualidade e solidariedade.
SLOGAN: APOIAR E EDUCAR (com excelência)
VALORES
RIGOR – A Organização desenvolve o seu trabalho social de acordo com as regras da ética, deontologia e profissionalismo;
QUALIDADE – Prestar os serviços cumprindo todos os procedimentos com o objectivo da satisfação plena dos clientes;
SOLIDARIEDADE – Sentimento da partilha que se evidencia através do querer, acreditando no que se faz sem olhar ao que se recebe;
RESPONSABILIDADE – Respondemos pelas nossas acções de forma consciente, séria e empenhada;
RESPEITO PELA DIFERENÇA – Nos serviços que prestamos atendemos á singularidade de cada um dos nossos clientes.
Machado Alves
1 Comentários:
Boa aposta! Força e provem à população a Vossa "energia", vontade e qualidade.
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