30 novembro 2009

CURSO - EFA: "Serviço de Apoio a Crianças e Jovens"

Terminou, na passada Quinta-feira, dia 26 de Novembro de 2009, o terceiro curso “EFA” promovido por este Centro Social, este na área de “Serviço de Apoio a Crianças e Jovens (acompanhante de crianças)”.

A candidatura foi efectuada através do POPH, tipologia 2.3 - ”Formação Modulares Certificadas”, e tendo sido promovido pela Instituição foi da responsabilidade da URBE a área da formação. Foi também, a exemplo dos outros dois, especialmente dirigido aos activos do Centro Social.

O curso desenvolveu-se em seis módulos, com duração entre as 25 e 50 horas  cada:
Acompanhamento de Crianças – Desenvolvimento Infantil”;
• Ética e Deontologia profissionais;
• Acompanhamento de Crianças – Técnicas de Animação;
• Processo de Socialização da Criança;
• Modelos e Espaços Pedagógicos;
• Cuidados primários de Saúde e Segurança da Criança.

Para além destes módulos, o curso consistia também uma carga horária de 75 horas de “Formação Base”.

A sessão de encerramento e de distribuição de diplomas teve lugar no salão polivalente da Instituição e contou com as presenças dos formadores, da responsável pela entidade formadora – Dr.ª. Sara Gonçalves, do responsável pela área da formação do Centro Social – Machado Alves e do Presidente da Instituição – Lino Pereira. No final, o habitual lanche convívio entre todos os intervenientes.
 
O balanço final do curso foi de um sucesso digno de registo, havendo apenas um pormenor a registar que não satisfez na plenitude os intervenientes.

A Instituição, tendo já apresentado mais candidaturas, espera que o exemplo destas acções seja para repetir, com o objectivo de dar oportunidade aos restantes elementos que, por motivos diversos, não puderam fazer parte desta acção.

Resta salientar que, com esta formação, os participantes, na sua maioria funcionários deste Centro Social, adquiriam conhecimentos e competências profissionais na área da educação infantil. Tratando-se de uma formação de dupla certificação, para além de ver reconhecido e validado essas competências, ao nível académico têm também, através do CNO (rvcc), a possibilidade de certificação do 9º. Ano da escolaridade.
Machado Alves

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial