06 dezembro 2009

UNIDADE DE SAÚDE DO COUTO MINEIRO


Saúde mais perto de casa

Referimo-nos, como é óbvio, ao espaço do piso superior do edifício CAS (Hospital de Oliveira do Arda), na Avenida Jean Tyssen em Oliveira do Arda, freguesia de Raiva e deste concelho de Castelo de Paiva.

Este espaço, cedido em regime de comodato pela Câmara Municipal, proprietária do imóvel, foi em tempos o antigo Hospital dos mineiros da Empresa Carbonífera do Douro (Minas do Pejão).




Este novo espaço destinado à saúde não significa o fim das idas para os Hospitais ou Serviços de Urgência mas, vem sobretudo colmatar muitas idas a consultas de rotina, de algumas especialidades e que, para além de encurtar o tempo de espera, evita, também, as deslocações por vezes difíceis, com horários muitas vezes incompatíveis e por vezes impossíveis de cumprir. 

A necessidade de adaptar espaços para criação de uma unidade de saúde, dentro de um novo modelo de atendimento, colocando à disposição da população serviços de actos médicos ou outros, foi um dos objectivos desta Direcção do Centro Social, desde que aceitou e concorreu, através de edital público, à parceria através de protocolo, da gestão do espaço do piso superior do edifício CAS.

Para o efeito, depois de uma avaliação dos indicadores de saúde e das necessidades mais prementes para a população, determinaram-se os investimentos e consequentes obras necessárias e, como se pode verificar, aquele espaço abandonado do imóvel está praticamente disponível para acolhimento dos interessados em colocar serviços da área da saúde à disposição de toda a comunidade.

Convém também referir, que nada foi feito à revelia da Lei para este tipo de espaços, o projecto de remodelação obedeceu às normas em vigor e à aprovação das eternidades oficiais.

Saúde de qualidade

O projecto arquitectónico deste espaço foi planeado para oferecer serviços integrais e qualificados. As instalações incluem salas de espera, de imunização, de observação, de recepção, consultórios para médicos e enfermeiros, gabinete odontológico e banheiros, inclusive para pessoas com necessidades especiais.

Nesta unidade pretende-se que sejam oferecidos serviços de saúde oral, para crianças (pediatria), e diversas especialidades, para além dos cuidados de enfermagem e saúde curativa.

Perguntamos a um sócio da Instituição que nos confessou: “fico mais feliz e seguro ao saber que perto da nossa casa, e para a nossa comunidade, está a ser criado um espaço onde podemos ter médicos, especialistas, enfermeiros, etc.”. “É muito bom termos um médico pertinho da gente”, disse-nos também outra associada . Ainda tivemos a oportunidade de ouvir mais uma associada que nos confidenciou: “Eu, que tenho sérios problemas de saúde, já estou mais tranquila sabendo que não precisarei ir muito longe em busca de atendimento”, disse.
Machado Alves

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial